Como definir a localização ou endereço de um negócio?

Por EPV2 Consultoria em

Foto de casa solitária em deserto

Felizmente, para garantir o crescimento sustentável das cidades, estas contam com um Planejamento Urbano que determina, por exemplo, quais são áreas residenciais, se é possível ter comércio e que tipo de comércio, se podem ter prédios e qual o tamanho, entre outras decisões.

É por esta razão que ter acesso ao Planejamento Urbano, antes de investir e de fazer planos maiores, é tão importante. Isso, realmente, será que é um bom negócio para seu empreendimento e para a cidade?

Sim! Esse acesso é a coleta de orientações sobre a política de desenvolvimento e de ordenamento de expansão urbana pertinente ao município desejado para, assim, aferir as possibilidades para investimentos privados. Em suma, é verificar se os interesses do município também correspondem aos da empresa em questão.

Cada município tem um plano diretor específico que determina quanto é possível expandir:

  • Caracterização e diagnóstico municipal e metropolitano;
  • Indicadores de mobilidade para a Região Metropolitana de São Paulo;
  • Elaboração de Zoneamento Ecológico-Econômico;
  • Plano Diretor Municipal;
  • Instrumentos urbanísticos (Operações Urbanas e requalificação de áreas degradadas);
  • Caracterização do mercado de trabalho local.

Ou seja, o Plano Diretor é espécie de lei municipal criada pelo Poder Executivo (prefeituras) e que precisa ser aprovada pelo Poder Legislativo (câmara dos vereadores). Nesse plano são definidas algumas regras de como será o desenvolvimento do município. O Plano Diretor apresenta:

  • Obrigações aos particulares quanto ao uso de determinados imóveis;
  • Incentiva adoção de algumas medidas pelos particulares, tais como incentivos fiscais para empreendimentos se instalados em determinadas localidades;
  • Estabelece que o Poder Público também adote algumas posturas, tais como de incentivo, investimentos e etc.

Nesse sentido, o Plano Diretor serve como mecanismo para que a cidade seja mais inclusiva, sustentável, equilibrada e que proporcione boa qualidade de vida aos seus cidadãos. Isso faz com que se evite o crescimento sem planejamento e nocivo aos próprios empreendimentos.

O que é planejamento urbano?

O Planejamento Urbano é relacionado com a área que estuda o desenvolvimento das cidades. Por meio desse tipo planejamento, busca-se melhorar a qualidade de vida dos residentes de determinado município.

Grosso modo, por meio do Planejamento Urbano é possível solucionar os problemas relacionados às grandes aglomerações de uma cidade. Serve como mecanismo para evitar que as cidades cresçam de forma aleatória.

No Brasil, o exemplo mais caricato de Planejamento Urbano é a criação de Brasília. Esta foi uma cidade planejada e construída nos anos 50 durante o mandato de Juscelino Kubistchek e serve de sede para a Administração Pública Federal.

Por outro lado existem três tipos de cidades planejadas:

  • Cidades comerciais,
  • Cidades portuárias,
  • Cidades históricas.

De tal modo, a depender do tipo de cidade, é que se direciona o Planejamento Urbano. Por exemplo: cidades comerciais têm as relações comerciais como marca forte; as portuárias são mais voltadas para a exportação e as históricas preservam o acervo arquitetônico e social.

Mas como conciliar o Planejamento Urbano com os ideais do seu negócio?

Sem dúvida, o planejamento de qualquer empreendimento tem que estar em consonância com o contexto de desenvolvimento dos municípios. Afinal, da mesma forma que um negócio precisa ter organização, as cidades também precisam ser organizadas.

É sabido que não existe possibilidade de desenvolver uma cidade sem atenção aos planejamentos estratégicos ou sem dar ênfase ao que a cidade apresenta de melhor. Por isso, é necessário definir estratégias para a instalação de qualquer negócio.

Desse modo, é importante que as empresas desenvolvam estratégias compatíveis com o Planejamento Urbano. Ou seja, antes de definir a instalação de um negócio é importante que se faça um estudo de sua localização.

Para isso, é necessário que se avalie, por exemplo, a disponibilidade de mão de obra capacitada para desenvolver as atividades. E não somente isso, é importante verificar se a localização do empreendimento está em conformidade com o Plano Diretor do município.

Por que se preocupar com e estrutura do município antes de abrir um negócio?

Para instalar ou até mesmo expandir qualquer empreendimento, é mister analisar a cidade e identificar o possível local de instalação. Além disso, é importante que se preocupe com o que as pessoas daquela determinada cidade buscam.

Afinal, é imprescindível ter em mente que em qualquer negócio as pessoas que residem naquela cidade que serão seus colaboradores: seja por meio do trabalho ou do consumo.

Nesse contexto, os municípios só estarão preparados para absorver empreendimentos que se encontrem em expansão e se os empreendedores entenderem que as cidades funcionam como espécie de sistemas.

Mas o que seriam esses sistemas? Seria o mesmo que uma rede interlaçada de pessoas interagindo, buscando materiais, atividades e serviços e influenciando na economia. Tudo isso em consonância com uma boa qualidade de vida aos cidadãos.

Afinal, como definir a localização ou endereço do seu negócio?

Antes de definir a localização ou endereço do seu negócio é primordial que conte com o apoio de especialistas em Planejamento Urbano. Ou seja, é importante que se faça um estudo no sentido de verificar se os interesses da cidade estão de acordo com o seu negócio.

Como visto, as cidades funcionam como sistemas. E por se tratar de sistemas tudo encontra interligado. De tal modo, qualquer empreendimento que não se atente a essas questões, está fadado ao fracasso.

Por isso, as empresas devem se preocupar em desenvolver em conformidade com o todo o sistema que é uma cidade. Nesse sentido, empreendimentos devem:

  • Considerar que os serviços urbanos fazem parte de um sistema;
  • Conciliar incentivos econômicos com incentivos ambientais;
  • Considerar que a noção de sustentabilidade é importante para o negócio;
  • Estimular a troca de conhecimento entre as cidades e os negócios que desenvolveram de forma estruturada e conforme o Planejamento Urbano, entre outros.

Dessa maneira, para definir a localização ou endereço do seu empreendimento é necessário atentar a essas questões até aqui tecidas. Para isso, é fundamental contar com o apoio de especialistas que saibam orientar no desenvolvimento do projeto urbano do seu empreendimento.

Afinal, não basta apenas escolher aleatoriamente onde será a instalação do seu negócio. É preciso que se atente às questões de Planejamento Urbano e ao próprio Plano Diretor do município. Por isso, apoio profissional é decisivo para o planejamento estruturado da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *